quinta-feira, 20 de julho de 2017

Graduação no CEDEFAM

O CEDEFAM por integrar atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Ceará – UFC com outras instituições de educação e saúde nas áreas de Enfermagem, Odontologia, Farmácia e Fisioterapia, conta com o apoio de profissionais, além de estudantes em prática de disciplinas em Estágio Supervisionado Obrigatório e integrantes de projetos de Extensão.
São disciplinas que atuam no CEDEFAM:

FISIOTERAPIA:

CLÍNICA FISIOTERAPÊUTICA EM NEUROLOGIA E PSIQUIATRIA
DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA
Organização estrutural do Sistema nervoso. Aspectos macro e microscópicos em neuroanatomia. Distúrbios físicos e funcionais nas afecções neurológicas. Métodos e técnicas fisioterapêuticas nos distúrbios e afecções neurofuncionais. Teorias sobre o aparelho psíquico. Integração da fisioterapia em neurologia, psiquiatria e saúde mental.

ODONTOLOGIA:
ATENÇÃO PRIMARIA EM SAÚDE
DEPARTAMENTO DE CLINICA ODONTOLOGICA
A disciplina de Atenção Primária em Saúde abordará o desenvolvimento: do sistema Único de Saúde no Brasil, a atenção primária á saúde no contexto das ações do Programa Saúde da família, aspectos do diagnóstico em saúde coletiva, do quadro de saúde-doença da população brasileira, a situação epidemiológica da saúde bucal no Brasil, a territorialização em serviços de saúde, a estratégia saúde da família, os fluxogramas dos processos de saúde, as ações coletivas em saúde bucal, análise dos modelos de atenção à saúde e sistemas de trabalho em odontologia. No campo da assistência odontológica desenvolverá junto aos alunos fundamentos e práticas de biossegurança, ergonomia, saúde do trabalhador, diagnóstico e prevenção da cárie dentária e doença periodontal.

ESTAGIO EM SERVIÇOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE I
DEPARTAMENTO DE CLINICA ODONTOLOGICA
Conhecer as políticas públicas de saúde, as formas de organização dos serviços de saúde e suas ações práticas segundo os princípios e diretrizes dos SUS, em especial a atenção primária.
ENFERMAGEM:
ENFERMAGEM NO PROCESSO DE CUIDAR DO ADULTO EM SITUAÇÕES CLÍNICAS E CIRÚRGICAS
Controle da Infecção hospitalar. Assistência de enfermagem ao paciente adulto hospitalizado em diversas situações clínicas, cirúrgicas e com doenças infecto-contagiosas de baixa, média e alta complexidade, nos contextos: preventivo, curativo e de recuperação da saúde. Atendimento ao paciente politraumatizado (SBV e SAV). Prática hospitalar supervisionada (clínica e cirúrgica).

ENFERMAGEM NO PROCESSO DE CUIDAR DA CRIANÇA NA ATENÇÃO BÁSICA
Estudo do nascimento até a fase escolar da criança no contexto social, econômico, político, cultural e epidemiológico. Assistência de Enfermagem holística e humanística ao recém-nascido, lactente, toddler, pré-escolar e escolar em processo de saúde-doença. Estratégias de educação em saúde. Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento. Imunização. Sistematização da assistência de enfermagem em pediatria nos aspectos biológicos, psicológicos e sociais da criança e da família. Prevenção de doenças e promoção da saúde.

GERENCIAMENTO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE E DE ENFERMAGEM
Gerenciamento de enfermagem. Planejamento e processo decisório como instrumento do processo de trabalho gerencial em saúde e na enfermagem. Ética e gerenciamento em Enfermagem. Processo de trabalho de Enfermagem. Organização do serviço de saúde e de Enfermagem. Auditoria em saúde e Enfermagem. Controle da qualidade nos serviços de saúde e de enfermagem. Indicadores e ferramentas de avaliação da qualidade da atenção em saúde. Trabalho em equipe. Comunicação. Liderança. Gerenciamento de custos nos serviços de enfermagem. Produtividade e qualidade. Educação permanente. Sistematização da Assistência de Enfermagem.

ENFERMAGEM NO PROCESSO DE CUIDAR DA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA
Assistência de Enfermagem à saúde sexual e reprodutiva. Processo de cuidar no período pré-natal, parto e puerpério. Processo de cuidar nas situações de urgências e emergências obstétricas. Cuidados de Enfermagem no pré, trans e pós-operatório ginecológico e obstétrico. Planejamento familiar. Prevenção e processo de cuidar às DST/AIDS. Prevenção do câncer de colo de útero e mama. Respostas emocionais no ciclo gravídico puerperal. Respostas emocionais à doença e ao adoecer. Programação e avaliação da assistência de Enfermagem sexual e reprodutiva num serviço de Atenção Básica de Saúde. Área física de centro obstétrico e casas de parto. Organização de um serviço num centro de parto normal e no centro obstétrico. Competências de um gerente: técnica, ética e profissional. Supervisão e controle da assistência à mulher. Custos e desperdícios. Dimensionamento de pessoal para casa de parto e centro obstétrico.

Fotos: Arquivo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário